Descomplicando a psicoterapia: como me preparo para uma sessão?
- Marina Queiroz
- 16 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de dez. de 2024

Um dos aspectos que muitas vezes influenciam na demora da busca por um processo psicoterapêutico de muitas pessoas, é o desconhecimento em relação ao que vai acontecer durante a sessão. Dúvidas surgem em relação ao tempo, a frequência, ao que deve ser dito para a psicoterapeuta, se serão feitas perguntas complexas, entre outros.
Sabemos que a possibilidade de movimentação e de entrar em contato com aspectos emocionais por si só, também já pode ser um ponto que dificulta o início desse processo. Nesse sentido, aqui são esclarecidas algumas orientações para te livrar de possíveis inseguranças e te auxiliar a dar início na psicoterapia.
Orientações para se preparar para uma sessão de psicoterapia
Entre em contato com o profissional da psicologia e agende um horário.
Certifique-se de qual será a duração da sessão (o tempo pode variar mas possui média de 50 minutos) e qual frequência dos encontros (semanas, quinzenal, etc).
No caso da modalidade presencial certifique-se do endereço para a consulta e como chegará até lá e no caso da modalidade online certifique-se a respeito de qual plataforma de vídeo será utilizada, se possui acesso à internet, se está um espaço confortável e com privacidade.
Se permita ocupar um lugar de desconhecimento para fazer perguntas a respeito de como funciona o processo psicoterapêutico com o profissional, sobre como ele conduzirá o atendimento e se sinta à vontade para ter mais dúvidas ao longo do processo, sempre o questionando.
Saiba que não é necessário chegar até a sessão com um tema pronto ou com todas as ideias sobre o que gostaria de falar, permitindo que isso flua durante o encontro.
Faça um breve levantamento de ideias a respeito de qual o motivo que busca pela psicoterapia nesse momento (autoconhecimento, lidar com alguma questão específica, compreender melhor seus sentimentos, etc) e conte sobre isso para o profissional.
Se abra para responder perguntas a respeito do momento em que está agora, sobre sentimentos/emoções e sobre sua história.
Se permita enfrentar esse processo e acessar as transformações que ele pode trazer para a sua vida!